Endereço
Rua Lapa, 796 – Vila Paulicéia – São Bernardo do Campo – SP
E-mail
abacom@abacom.com.br
Telefone
+55 (11) 4363.4333 / (11) 4363-4233

Serviços Abacom

São Paulo, 19/08/2019 - 5:40am

Manutenção

Preditiva: É possível definir manutenção preditiva como a forma de poder antecipar as possíveis intervenções corretivas, utilizando-se de técnicas de monitoração, tais como:

Cojunto de programas especiais (Análise e Medição de Vibrações, Análise de Óleo, Termografia, etc.) orientados para o monitoramento de compressores e equipamentos em serviço. Sua finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

  • Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;
  • Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
  • Impedir propagação dos danos;
  • Maximizar a vida útil total dos compressores ou de um equipamento.
  • Análise de vibrações por SPM;
  • Análise de óleos lubrificantes em laboratório;
  • Análise de temperatura;
  • Análise Termográfica, etc.

Na manutenção preditiva podemos destacar defeitos de funcionamento, evitando interrupções desnecessárias de equipamentos, proporcionando vantagens como:

  • Vida útil mais longa dos componentes;
  • Redução de custos;
  • Melhor desempenho das máquinas e equipamentos;
  • Identificação de problemas crônicos.

Preventiva: A manutenção preventiva visa a plena conservação dos equipamentos. Nela operam-se práticas de verificação e limpeza, bem como a substituição de peças, acessórios e lubrificantes, que se façam necessários ou por determinação do fabricante, que já cumpriram seus prazos de vida útil.

A troca de determinadas peças tem por finalidade evitar eventuais intervenções corretivas, que provocam longas paradas dos equipamentos e, consequentemente, problemas com a produção.

A médio e longo prazo, verifica-se uma melhor performance, que, como consequência, provoca também uma melhora na relação custo x benefício, o que além da satisfação, garante a tranquilidade de nossos clientes.

Corretiva (Consertos / Reformas): mesmo havendo rigor nas manutenções preditivas e preventivas, afim de evitar quebras e paradas inesperadas dos equipamentos, esta possibilidade não pode ser desprezada, e a empresa prestadora de serviços tem que estar muito bem preparada para poder evitar consideráveis danos à produção dos usuários.

Com respostas rápidas e eficientes nas Manutenções Corretivas, a Abacom têm realmente feito a diferença no mercado, conseguindo um ótimo índice de satisfação de seus clientes.

Proativa: recentes avanços da tecnologia de manutenção de máquinas e equipamentos permitem reforçar a confiabilidade dos usuários.

Nosso programa de manutenção proativa envolve conhecimentos do projeto e da engenharia das máquinas, o que nos leva ao aprimoramento cada vez mais rápido e à investimentos constantes na área de treinamento dos nossos técnicos.

Tratando exclusivamente da causa dos defeitos apresentados, a manutenção proativa visa eliminar a raiz do problema, possibilitando inúmeras vantagens, como por exemplo, melhor relação custo x benefício, menor desgaste dos equipamentos ao longo do tempo, evitar surpresas desagradáveis, alongar consideravelmente a vida útil dos equipamentos, máquinas e outros.

Redes de ar

Podemos afirmar que o bom desempenho das ferramentas pneumáticas depende também de uma eficiente distribuição do ar gerado pelos compressores.

Três pontos devem ser evidenciados, afim de que se obtenha segurança, economia e total aproveitamento da capacidade de trabalho dos equipamentos pneumáticos:

  • Baixa queda de pressão, entre a instalação do compressor e os pontos de utilização de ar comprimido;
  • Vazamento zero;
  • Alto grau de separação de condensados em todo o sistema.

Fundamentada nesses princípios, a Abacom especializou-se também em manutenção e reformas de linhas de ar comprimido.

Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido Imagem de Redes de ar comprimido

Atividades

  • Análise da sala dos compressores: consultoria e ventilação;
  • Análise do rendimento dos compressores;
  • Medição do consumo de ar comprimido – pontual e geral;
  • Medição dos desperdícios por vazamentos (R$ e kW);
  • Análise e proposta para otimização do sistema de ar comprimido – redução de custos operacionais;
  • Análise da qualidade do ar comprimido, Metodologia Anvisa e Farmacopéas;
  • Estudo e re-projeto da rede de ar comprimido;
  • Projeto de nova rede de ar comprimido;
  • Execução de montagem e instalação de redes de ar comprimido (“turn-key” ).

Análise

Somos especializados em análise da qualidade do ar comprimido no que se refere à:

  • Análise do teor de óleo;
  • Análise do teor de particulados;
  • Análise do teor de umidade;
  • Análise bacteriológica.

Elaboramos toda validação do Sistema de Ar Comprimido, desde o plano mestre de validação até o relatório final de validação passando por todas as etapas de qualificação do Sistema de Ar Comprimido.

O uso do ar comprimido na produção de remédios, de bebidas, de alimentos, de cosméticos, nas aplicações medicinais, nos hospitais e laboratórios, requer um alto grau de qualidade, isenção de contaminações de óleo, de particulados, de umidade e bactérias. Nestes casos instalamos compressores isentos de óleo, secadores e filtros coalescentes, ou seja, deve-se ter um projeto bem elaborado e apropriado para os fins destinados. Seguimos os preceitos da Farmacopéa Européia e da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Imagem de análise de ar comprimido

A água condensada que surge no ar comprimido é extremamente prejudicial ao sistema de ar. Os compressores lubrificados, quando não têm planos de manutenções eficientes, permitem a presença de óleo juntamente com o condensado, este presente no sistema de ar comprimido aumentam os custos de manutenção.

Imagem de ar comprimido Imagem de ar comprimido

O excesso de água no sistema de ar comprimido deve-se a ineficiência do resfriador posterior dos compressores, ou também a falta de purgadores eficientes instalados ao longo da rede, ou ainda a inadequação do projeto da rede de ar comprimido.

O condensado nas linhas de ar comprimido produz particulados ferruginosos que entopem os filtros de linha, reduzindo a pressão do ar comprimido no sistema e a eficiência dos dispositivos pneumáticos. O excesso de óleo proveniente dos compressores originam os particulados carbonizados, os quais são extremamente nocivos ao sistema de ar comprimido.

Imagem de ar comprimido

Laudos NR13

Caldeiras e Vasos de Pressão: Estabelece todos os requisitos técnicos legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos depressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho.

Executamos testes e fornecemos laudos para reservatórios e caldeiras, sendo analises por ultrassom e hidrostáticos. (Executados por Engenheiros).

Projeto

A Abacom tem imensa experiência em projetos e execução de montagens de redes de ar comprimido, sala de compressores e dutos de ventilação e exaustão.

Projetamos e executamos linhas de ar comprimido com até Ø 16’’ e 2.000m de extensão, com perda de carga de 0,1 bar. Realizamos projetos e instalações para compressores de pequeno porte, bem como para compressores de grande porte. Compressores com 900 HP de potência. A sala dos compressores bem projetada otimiza o sistema de ar comprimido e reduz os custos do ar comprimido gerado.

Imagem de projeto de ar comprimido 01 Imagem de projeto de ar comprimido 02

Executamos projetos e confecção de redes de ar em alumínio e em aço.

Montagem

A maioria das redes instaladas apresenta uma série de anomalias, tais como:

  • Duplicação de linhas desnecessárias;
  • Crescimentos desordenados;
  • Instalações precárias.

Há ausência de um plano de gerenciamento do sistema de ar comprimido. O gerenciamento bem executado reduz os custos operacionais e os custos de manutenção.

Imagem de montagem de redes de ar 01 Imagem de montagem de redes de ar 02

A Abacom executa projetos e instalações para compressores de pequeno porte, e também compressores de grande porte. Compressores com 900 HP de potência.

Projetos e execução de instalações:

  • Mecânica;
  • Hidráulica;
  • Elétrica;
  • Sala dos compressores;
  • Sistema de exaustão e ventilação;
  • Rede completa de ar comprimido.
Imagem de instalações de compressores

A instalação de redes de ar comprimido deve e são executadas dentro de um projeto concebido com todo o rigor técnico para que não fiquem subdimensionadas em curto espaço de tempo. Quando bem projetadas, ao longo dos anos permite os inevitáveis aumentos vegetativos sem comprometer o sistema como um todo.

Imagem de instalação de redes de ar

Consumo

Temos aparelhos apropriados para medir o consumo do ar comprimido, ponto a ponto de consumo, medindo consumo total. Aparelhos eletrônicos que fornecem gráficos relativos ao consumo e a pressão. Avaliamos os picos de consumo e as quedas pontuais de pressão.

O balanço do ar comprimido é importante para o gerenciamento do sistema de ar comprimido. Tem-se desta forma o ar comprimido gerado real, o consumo total e as perdas por vazamentos. Com estes dados tem se conhecimento do ar comprimido disponível. Pode-se, assim estabelecer ações corretivas.

Redução

Temos uma vasta experiência em análise das salas dos compressores e a análise do rendimento dos compressores. A média do rendimento dos compressores é de 90%, significa que em média as empresas desperdiçam 10% de energia elétrica.

O custo do operacional do ar comprimido se eleva em 10%;

Aqui temos uma tabela típica e real relativa as proporções dos custos da energia elétrica empregada na geração do ar comprimido;

Resumo de casos reais relativo as perdas de energia elétrica em compressores com baixo rendimento operacional.

Exemplo 1:

  • A potência total nominal: 2.720 kW;
  • A potência média total: 2.321 kW;
  • A perda é de: 398 kW representa 14,65%.

Resultado:

  • Custo mensal: R$34.387,20;
  • Custo anual: R$412.646.40.

Exemplo 2:

  • A potência em operação é de: 750 CV;
  • O ar comprimido gerado equivale à: 615 CV;
  • A perda é de 18% e equivale a 135 CV.

Resultado:

  • Custo mensal: R$8.640,00;
  • Custo anual: R$103.680,00.

Vazamento

O desperdício de ar comprimido por vazamentos no Brasil é de 23% em média. Índice extremamente alto, pois trata-se de desperdícios de energia elétrica. A maioria dos vazamentos está nas conexões, mangueiras, abraçadeiras, unidades de tratamento obsoletas, entre outras fontes de vazamentos.

Imagem de vazamento de ar 01 Imagem de vazamento de ar 02

A Abacom tem equipamentos apropriados para a detecção e quantificação dos vazamentos. Aparelhos que nos permitem quantificar o volume de ar comprimido desperdiçado e o grau de vazamento. Para reduzir o consumo e evitar o desperdício de energia elétrica, é importante gerenciar o sistema de ar comprimido.

O uso dos bicos de limpeza deve ser proibido. Todo material soprado se dispersa e polui o meio ambiente. As partículas ficam em suspensão no ar e torna-se nocivo à saúde. As empresas, no geral, combatem o uso dos bicos de limpeza que geram um grande desperdício de energia elétrica e afeta todo o sistema de ar comprimido.

Imagem de vazamento

Os desperdícios no sistema de ar comprimido não são compostos apenas dos vazamentos, mas também pelo baixo rendimento dos compressores. A falta de um bom plano de manutenção dos compressores geram custos elevados, tornando o custo operacional do ar comprimido elevado de forma desnecessária.

Consulte-nos: (11) 4363-4333 / (11) 4363-4233